Entonces....
Havia uma vez uma revista soteropolitana já diagramada e enviada à grafica, lá em Fortaleza. Ai a gráfica imprimiu e mandou chapeuzinho vermelho trazer os pacotes de revista pra Salvador. No caminho, apareceu o seu Lobo Mau e robou os pacotes. Ou foi o ET que causou alucinações nos motoristas, que perderam a estrada e nunca chegaram a Salvador? Não. Foi a sogra da Gata Borralheira, que sequestrou Chapeuzinho e o ET e os cozinhou numa panela gigante, junto com Joao e Maria, num descampado da estrada que une Terezinha a São Luiz.
Essa é mais ou menos a história que me contam cada vez que chamo a empresa transportadora daLupa 6 e pergunto: Cadê as revistas?
sexta-feira, 27 de março de 2009
terça-feira, 24 de março de 2009
Joenalismo e fontes
O site fala sobre a fonte jornalística e a relação entre repórter e fonte. Além de responsabilidade, bom senso e ética.
http://www.gorgulho.com/palestras&discursos/fonte.htm
http://www.gorgulho.com/palestras&discursos/fonte.htm
Marcadores:
ética,
fontes jornalisticas,
responsabilidade
quarta-feira, 18 de março de 2009
Jornalismo mecânico Vs. jornalismo criativo
Este texto foi extraído do site do Observatório da Imprensa e fala sobre o Jornalismo mecânico Vs. Jornalismo criativo. Apesar de ser de 2006 contém elementos importantes para nós, estudantes de jornalismo.
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=367AZL002
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=367AZL002
Marcadores:
jornalismo criativo,
Jornalismo mecânico,
observatório da imprensa
O que eu quero do meu jornalismo?
Quero entreter as pessoas sem deixar de informar,
Quero dar soluções práticas para problemas urgentes,
Quero mostrar ângulos não vistos de questões já discutidas
Quero mostrar criatividade nas minhas matérias,
Quero criticar e dialogar com o leitor,
Quero escolher as reportagens mais úteis,
E quero depois de algum tempo ler minhas primeiras matérias e achar tudo uma merda!! (com o perdão da palavra)
Quero dar soluções práticas para problemas urgentes,
Quero mostrar ângulos não vistos de questões já discutidas
Quero mostrar criatividade nas minhas matérias,
Quero criticar e dialogar com o leitor,
Quero escolher as reportagens mais úteis,
E quero depois de algum tempo ler minhas primeiras matérias e achar tudo uma merda!! (com o perdão da palavra)
Mais blogs
O Projeto Escola da Prática, portal onde os alunos publicam o material produzido nas disciplinas Redação Jornalística e Ciberjornalismo I e II, é coordenado pelo Prof. Gerson Martins, da UFMS. O endereço é: http://www.webjornalismo.jor.br .
blogs em sala de aula
O prof. Demétrio Azeredo Soster, da Unisinos (São Leopoldo, RS) tem utilizado blogs em sala de aula, como espaço didático.
Segue abaixo as URLs e um breve perfil de cada blog utilizado em sala de aula, enviado pelo professor:
Segue abaixo as URLs e um breve perfil de cada blog utilizado em sala de aula, enviado pelo professor:
1 http://blogenfoque.blogspot.
2 http://blogdounicom.blogspot.
3 http://revistaexcecao.
4 http://paposdequinta.blogspot.
Processo produtivo da Lupa
Muitas das etapas definidas aqui são simultâneas.
1. DEFINIÇÃO DO PROJETO EDITORIAL E GRAFICO EM BASE A ORÇAMENTOS E DECISÕES POLÍTICAS E INSTITUCIONAIS. A lupa é um produto pedagógico e está vinculada a uma universidade. No segundo número já foi decidido o projeto gráfico, que vamos conservar. O projeto editorial é discutido entre os alunos e a equipe editora.
2. FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE PRODUÇÃO (EDITORES, REVISORES, COMERCIALIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, EDITORES DE IMAGEM). As tarefas exigem uma organização e uma liderança, para serem levadas a cabo.
3. FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE EDITORIAS. Cada editoria (Circo Urbano, Passepartout, Prova dos Nove, Meio e Mensagem, Cubo Mágico) tem um editor aluno e reporteres alunos.
4. PROPOSTA DE PAUTAS :em reunião plenária em sala de aula e em reuniões por editoria. Aqui se materializa a discussão sobre a linha editorial.
5. ELABORAÇÃO DAS PRÉ-PAUTAS (redigidas no template, com indicação de fontes, indicação de imagens, análise de viabilidade, discussão sobre a pertinencia com a linha editorial).
6. APROVAÇÃO DA PAUTA (pelos editores e pelo chefe de redação e editora geral)
7. APURAÇÃO. Coleta de informações. Realização das imagens.
8. REDAÇÃO. De acordo com tamanho e estilo indicado no template.
9. DEADLINE. Entrega da matéria e da imagem.
10. REVISAO E AVALIAÇÃO CRÍTICA.
11. EDIÇÃO E PAGINAÇÃO (colocar as matérias no espaço disponível)
12. EDITORAÇÃO ELETRONICA (diagramação: organização do texto e das imagens no espaço da revista)
13. PRIMEIRA BONECA!(leitura cuidadosa, localização de erros e problemas de imagem; ultima revisão dos titulos e chamadas)
14.ENVIO À GRAFICA. (antes de imprimir, a gráfica faz uma "boneca" no papel orçamentado, e envia para nós).
15. REVISÃO DA BONECA DA GRAFICA (idem, leitura cuidadosa, localização dos erros de impressão, tais como margens erradas, cores distorcidas, corte errado do papel, encadernação equivocada, etc.)
16. AUTORIZAÇÃO PARA IMPRESSÃO
17. DISTRIBUIÇÃO
18. FESTA DE LANÇAMENTO!!!!
1. DEFINIÇÃO DO PROJETO EDITORIAL E GRAFICO EM BASE A ORÇAMENTOS E DECISÕES POLÍTICAS E INSTITUCIONAIS. A lupa é um produto pedagógico e está vinculada a uma universidade. No segundo número já foi decidido o projeto gráfico, que vamos conservar. O projeto editorial é discutido entre os alunos e a equipe editora.
2. FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE PRODUÇÃO (EDITORES, REVISORES, COMERCIALIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, EDITORES DE IMAGEM). As tarefas exigem uma organização e uma liderança, para serem levadas a cabo.
3. FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE EDITORIAS. Cada editoria (Circo Urbano, Passepartout, Prova dos Nove, Meio e Mensagem, Cubo Mágico) tem um editor aluno e reporteres alunos.
4. PROPOSTA DE PAUTAS :em reunião plenária em sala de aula e em reuniões por editoria. Aqui se materializa a discussão sobre a linha editorial.
5. ELABORAÇÃO DAS PRÉ-PAUTAS (redigidas no template, com indicação de fontes, indicação de imagens, análise de viabilidade, discussão sobre a pertinencia com a linha editorial).
6. APROVAÇÃO DA PAUTA (pelos editores e pelo chefe de redação e editora geral)
7. APURAÇÃO. Coleta de informações. Realização das imagens.
8. REDAÇÃO. De acordo com tamanho e estilo indicado no template.
9. DEADLINE. Entrega da matéria e da imagem.
10. REVISAO E AVALIAÇÃO CRÍTICA.
11. EDIÇÃO E PAGINAÇÃO (colocar as matérias no espaço disponível)
12. EDITORAÇÃO ELETRONICA (diagramação: organização do texto e das imagens no espaço da revista)
13. PRIMEIRA BONECA!(leitura cuidadosa, localização de erros e problemas de imagem; ultima revisão dos titulos e chamadas)
14.ENVIO À GRAFICA. (antes de imprimir, a gráfica faz uma "boneca" no papel orçamentado, e envia para nós).
15. REVISÃO DA BONECA DA GRAFICA (idem, leitura cuidadosa, localização dos erros de impressão, tais como margens erradas, cores distorcidas, corte errado do papel, encadernação equivocada, etc.)
16. AUTORIZAÇÃO PARA IMPRESSÃO
17. DISTRIBUIÇÃO
18. FESTA DE LANÇAMENTO!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)