sábado, 12 de setembro de 2009

O Jornalismo Investigativo e seus riscos

No seminário sobre reportagem nós falaremos sobre jornalismo investigativo, talvez o mais cobiçado e arriscado ramo do jornalismo. Para introduzir o tema, eu estou postando esse vídeo. É uma entrevista com a Diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Ivana Moreira, e o Coordenador do Curso de Jornalismo da UNI-BH, Murilo Marques. Eles falam dos riscos desse ramo e citam como exemplo o caso "Tim Lopes". Quem entrevista os dois é José Eduardo Gonçalves. Enfim, ASSISTAM!!!



quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Slides do Seminário Perfil Jornalístico

Para todos os que assistiram - e também para os que não assistiram - à apresentação do seminário Perfil Jornalístico segue os slides utilizados pela equipe composta por Vitor Andrade, Marília Moreira, Tayana Alves, Camila Camilo, Henrique Mendes, Thaís Caribé e Fernanda Aragão.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

E a piauí?



Citada em muitas das nossas pesquisas como um dos veículos que se destacam na produção de perfis jornalísticos, a revista piauí também é relacionada - por críticos e leitores - ao Jornalismo Literário. Mas qual a opinião de João Moreira Salles (um dos idealizadores e editores) a respeito dessas associações e do cenário atual do jornalismo?


**Vale a pena conferir o vídeo da postagem anterior - de Humberto Werneck - e tentar estabelecer um diálogo entre as duas visões.

Como a Literatura pode contribuir para o Jornalismo?

A relação do Jornalismo com a Literatura apesar de fértil, é conflituosa. No vídeo abaixo, o jornalista e escritor Humberto Werneck revela opiniões sobre o cenário atual do jornalismo, das pautas pouco criativas e das amarras provocadas pela agenda.

A discussão exposta não está relacionada somente ao seminário sobre o perfil - gênero que mais manifesta a relação -, mas à toda escritura jornalística.

Perfis de pessoas comuns

Não só as celebridades são alvo para os perfis. Como diz Ricardo Kotscho em seu livro "A prática da reportagem", publicado em 2005, "há personagens incríveis por aí, que também dão belos perfis, porque afinal não se pode viver só das Sônias Bragas" (p.45). Perfis de pessoas comuns são destaque no portifólio do jornalista baiano Pablo Reis. Confira alguns perfis escritos por ele em seu site.
http://correlatos.zip.net/

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Perfil da Rita Lee



O perfil é um gênero jornalístico que possui muitas influências das técnicas literárias. Sua relação com o New Journalism norte-americano pôde ser explicitada em revistas como a Esquire, Vanity Fair, The New Yorker e Life.

O perfil exige o suporte revista para ser veiculado; enquanto o leitor de jornais firma um "contrato" que visa à rapidez e à notícia (hard-news), a natureza do "contrato" assinado pelo leitor de revistas está relacionada ao interesse por uma leitura mais descontraída e prazerosa.

A revista Rolling Stones brasileira começou a ser publicada em Outubro de 2006 e é uma das poucas que preservam o gênero e que conseguem conferir a natureza autoral que lhe é intrínseca.

Abaixo, segue o link de um perfil da Rita Lee feito pelo jornalista Marcus Preto e veiculado na Edição 15 (Dezembro/2007). Observe a dificuldade e a delicadeza exigida na escritura de um perfil...

http://www.rollingstone.com.br/edicoes/15/textos/nao-nasci-para-casar-e-lavar-cuecas-revela-rita-lee/

Perfil de Roberto Carlos

O perfil de Roberto Carlos, escrito pelo jornalista Roberto Freire, e publicado na Revista Realidade em novembro de 1968, foi citado por Sergio Vilas Boas no texto "Perfis e como escrevê-los". Encontramos o texto completo no site Portal do Rei! Pra dar uma olhadinha nele é só clicar no link abaixo!

www.clubedorei.com.br/Articles/detail.asp?iData=68&iCat=746&iChannel=2&nChannel=Articles