domingo, 13 de setembro de 2009

Vertente Gonzo


O Jornalismo Gonzo, surgido na segunda metade dos anos sessenta, é uma versão mais radical do Novo Jornalismo criada e popularizada por Hunter S.Thompson, um excêntrico e brilhante repórter da revista Rolling Stone. Segundo Hunter, era preciso provocar o entrevistado para que a reportagem rendesse, sem medir as consequências, por mais perigosas que fossem. Para ele, é preciso viver as reportagens para poder retratá-las. Sob essa perspectiva, Hunter imortalizou-se em sua obra : Fear and loathing in Las Vegas (Medo e delírio em Las Vegas), tornando-se ícone da contracultura norte - americana. E o Jornalismo Gonzo espalhou-se por inúmeras revistas: Playboy, Rolling Stone, Vanity Fair etc. De modo acadêmico, Felipe Pena, autor de Jornalismo Literário, define a vertente Gonzo como um envolvimento profundo e pessoal do autor no processo da elaboração da matéria, em que a marca principal é escarnear a questão da impossível insenção jornalística tanto cobrada, elogiada e sonhada pelos manuais de redação. O autor é o próprio personagem, onde a irreverência, o sarcasmo, exageros e opiniões são caracteres visíveis. No Brasil, o estilo tem alguns adeptos como o repórter Arthur Veríssimo da revista Trip (acesse http://revistatrip.uol.com.br/revista/arthur-verissimo ). E porque não colocar o CQC, programa exibido pela tv Bandeirantes às segundas a partir da 22h15 e aos sábados a partir das 23h45, nessa categoria? Esse programa é jornalístico?

Assista a um vídeo produzido pelos alunos de comunicação da Universidade Federal do Amazona referente ao Jornalismo Gonzo:
Fear and Loathing in Ufam


Leia também uma entrevista de Arthur Veríssimo ao Diretório Acadêmico: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=398DAC006

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