segunda-feira, 25 de abril de 2011

Scalzo, Marília. Jornalismo de Revista- resumo


Diferente dos jornais, que se baseiam nos fatos que ocorrem diariamente e apenas informam os acontecimentos no esquema de lide (O quê, com quem, onde, quando e por que), as revistas tem a missão de destrinchar esses acontecimentos e explica-los, trazendo um enfoque diferente para o assunto em questão.
Dessa maneira, o jornalista que trabalha com revistas deve ser um profissional livre de preconceitos, com uma razoável formação cultural e um olhar crítico sobre o próprio ofício. Não basta só escrever sobre fatos, é preciso estabelecer relações com outros assuntos; construir textos claros e não enfadonhos, sem abordagens superficiais, mas que possam ser lidos por leigos que fecharão a revista entendendo mais do assunto, com sua procura por informação e entretenimento saciada, ou simplesmente feliz, como afirma Marília Scalzo.

Para construir uma revista com êxito não basta só ter boas fontes e informações. Antes de tudo deve-se pensar para quem o jornalista escreve. As revistas tem público segmentado: jovens, jovens meninas, jovens meninas que gostam de rock, mães, mães de bebês, mães de bebês especiais e daí por diante. O que se vê é que a segmentação é necessária por que demarca um público-alvo podendo assim falar com mais propriedade e proximidade com ele. As revistas tem uma relação de emissor-receptor diferenciada dos demais meios de comunicação. Essa relação se dá de maneira mais próxima e com certa intimidade, o leitor se identifica com a revista e a revista reconhece o perfil de seu leitor e passa a se relacionar com ele de forma mais intensa, ela entra em sua casa, é levada em bolsas, malas, é cortada, amassada. Os leitores escrevem assiduamente para revistas, sugerem matérias, criticam, elogiam, criam um laço emocional íntimo com as publicações.
A autora ainda perpassa por temas importantes como a construção das capas, o design das revistas, a importância do plano editorial  e o peso que as imagens tem para as revistas. Os leitores, antes de começarem a ler o que foi escrito na publicação, prendem sua atenção nas fotos ali estampadas. E isso pode atraí-lo ou rechaça-lo da leitura. Por isso é imprescindível que exista um trabalho elaborado e cuidadoso na escolha de imagens e legendas que condizam com a matéria, isso tudo forma o conjunto de informações oferecidas pela revista.
O livro Jornalismo de Revista foi escrito por uma especialista no assunto, com larga experiência em redações de revista e também no Curso Abril de Jornalismo. O resultado de tanta bagagem é um texto com informações valiosas e leve, que em nenhum momento perde profundidade ou se torna complexo. Como uma boa revista deve ser.

Nenhum comentário: