sábado, 30 de abril de 2011

SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista- Resumo

No primeiro a autora faz referências as principais revistas que já fecharam no país e no mundo mesmo com alto volume das tiragens. Nessa linha ela cita os principais elementos para o fechamento e ratifica que a revista é veiculo de comunicação, um produto, negócio, uma marca, um objeto, um conjunto de serviços, uma mistura de jornalismo e entretenimento tendo como norte do trabalho o leitor em potencial. Revista é também o encontro entre o editor e seu leitor. Justifica que mesmo com outros meios de comunicação o publico procura sempre na revista e jornais um detalhamento a mais do assunto com explicação e aprofundamento deste já exposto em rádio e televisão. A revista estabelece uma relação de proximidade com o leitor.

No capitulo dois a autora faz um panorama da época de surgimento da revista, que tinha desde o inicio a função de aprofundar os assuntos mais que os jornais e menos que os livros, e destinava-se a públicos específicos. Expõe modelos de revistas que deram certo e que são copiadas no mundo todo. As revistas nasceram monotemáticas, depois passaram a ser multitemáticas. Pertence ao século XIX o período em que surgiram diversos modelos de publicação como: as literárias e cientificas.

É no século XX que surge o primeiro modelo de revista semanal de notícia que teve seu modelo copiado dando origem a Veja. Pertence há esse século o aparecimento da primeira revista semanal ilustrada e imitações, como também as revistas em quadrinhos, revistas que traziam a fotonovela. Com o surgimento da televisão e sua expansão um novo modelo se tornou popular: as revistas que falam da programação da televisão e de celebridades, que são um sucesso.

O mercado de revistas passa por crise nos últimos anos por conta da concorrência não de revista para revista, mas entre os veículos. A disputa por anúncios é mais agressiva atualmente, e antigos modelos estão sendo colocados em duvidas por conta de não suprir as carências financeiras; por conta também da redução no número de anúncios nas revistas. Diante das dificuldades atuais a autora sinaliza que as revistas e impressos em geral terão que aprender a ganhar com circulação.
Das atribuições de um bom jornalismo de revista, o jornalista deve desenvolver uma visão mundo livre de preconceitos e um olhar critico sobre seu próprio oficio. O jornalista não deve ser arrogante, não deve achar que estar acima do bem e do mal, nem à margem da lei. O principio ético do jornalismo é valido para todos os meios.

A autora enfatiza que uma boa revista começa com um bom plano editorial e uma missão definida com o foco definido. Para isso é necessário ter uma capa que seja o resumo irresistível de cada edição, que seduza o leitor. A da pauta é um dos elementos. Na revista o “como” é fundamental ter defino o enfoque o como o assunto será abordado. Em revista o bom texto é aquele que deixa o leitor feliz, que supri suas necessidades de informação, cultura e entretenimento; e para um bom texto de revista é necessário saber para qual leitor esta se destina. O trabalho da equipe deve ser Harmônico, o design e fotografia devem contribuir para a clareza da informação.

A autora encerra o livro falando da sua experiência na revista Capricho e das mudanças que ocorreram no veiculo no período em que era editora- chefe, e das experiências adquiridas que contribuíram para o seu aprendizado como jornalista.

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