quinta-feira, 23 de abril de 2009

Entrevistas e entrevistas

O “entrevistar”, apesar de ter uma raiz comum (pergunta-se e responde), pode acontecer de diferentes maneiras. Por isso há tipos de entrevistas, os quais podem variar tanto de acordo com os entrevistados quanto a depender do/dos entrevistador(es).

A entrevista poderá ser individual seja por parte do entrevistado ou do entrevistador, ou seja, único repórter/único entrevistado, assim ela também se caracterizará como exclusiva.

Se muitos são os entrevistados temos uma entrevista em grupo; se muitos são os entrevistadores temos uma entrevista coletiva ou conferência de imprensa. Há o caso especial onde comparece número excessivo de jornalistas para uma mesma entrevista, tem-se um pool. Nestes casos “nomeia-se” uma amostragem desses jornalistas que iram de fato realizar a entrevistas e depois as informações são repassadas aos demais.

Qualquer que seja a entrevista, DESCONFIE SEMPRE!! Seu entrevistado não está livre da má memória e nem você está imune de ser usado como pedestal para a exibição de algum sutil aproveitador. São entrevistas e entrevistas...

Nenhum comentário: