quinta-feira, 23 de abril de 2009

Preparando a entrevista

Para que consiga obter êxito em sua entrevista, o jornalista precisa seguir algumas dicas:

• Obter o máximo de informações a respeito do entrevistado e do assunto a ser focalizado;
• Solicitar dos chefes ou redatores especializados algumas sugestões sobre as perguntas, porém é necessário que isto não impeça o repórter de formular novas perguntas no decorrer da entrevista;
• Inteirar-se do pensamento do jornal sobre o assunto da entrevista;

Uma das primeiras tarefas do jornalista é obter a confiança do entrevistado. E sempre que chegar diante dele, estar certo de quem se trata, o que faz e o que representa no cenário local, nacional ou mesmo internacional.
Da conversa inicial depende o êxito da missão do repórter. Não entrar, portanto, de imediato no assunto, mas falar do ambiente e de assuntos banais.
É imprescindível que o entrevistador realize uma profunda pesquisa acerca da vida da pessoa que será entrevistada e até mesmo pesquisar outras entrevistas concedidas por ela anteriormente. Isso evita que as mesmas perguntas sejam repetidas e acabe por prejudicar sua matéria.


Vídeos :

Ana Maria :



O vídeo mostra um total despreparo da repórter. É visível que ela está presa a um roteiro que lhe foi entregue por alguém. Serve para demonstra que o jornalista deve ficar atento ao status, interesses, realizações concretas e êxitos (ou não) que obteve em sua carreira. Acredito que com essas informações e falando um inglês mais correto esta repórter se sairia bem melhor

Amarante:



Bem, esse vídeo parece mais uma comédia do que uma entrevista. Acredito que esse repórter nunca viu um manual de entrevistas. Não fez uma pesquisa prévia sobre o artista e muito menos se preocupou em procurar outras entrevistas que por acaso o Amarante tenha concedido. E, como o próprio entrevistado diz, este é um grande exemplo de jornalismo preguiçoso que só se preocupa em criar e divulgar polemica.

Mônica Velloso:



Este vídeo serve para exemplificar a importância e o cuidado que o repórter deve ter ao conduzir uma entrevista. Por mais que esteja ávido por declarações bombásticas, é necessário que se tenha uma compreensão de que certos assuntos podem ser delicados para o seu entrevistado e que ele com certeza não vai facilitar o seu trabalho.
Mas vale lembrar que as coisas mais cruéis e indiscretas podem ser indagadas se o jornalista tiver o cuidado de ir conduzindo com habilidade. E isso o Roberto Cabrini não conseguiu em sua entrevista com a também jornalista Monica Velloso.

Nenhum comentário: