quinta-feira, 23 de abril de 2009

Realizando a entrevista (parte 2)

. Observe as maneiras e tiques do entrevistado – uma entrevista não é constituída somente por aquilo que se grava ou que se anota, mas também por aquilo que se observa. A partir desse exercício de observação dos trejeitos e posturas do entrevistado, se pode criar um perfil daquela pessoa, que pode vir a ajudar o público a conhecê-la mais no momento da leitura do texto.

. Não confie em sua memória. Prefira utilizar o gravador – é importante ter algum apoio para se registrar a entrevista. É bom até levar, além do gravador, papel e caneta, para evitar que dados sejam perdidos.

. Se o entrevistado pedir para desligar o gravador em algum momento, atenda seu pedido.

Obs.: Informação “off the record” – a tradução literal dessa expressão seria “fora do gravador”. Em tal situação, o entrevistado te fornece uma informação para ser publicada, com a condição que você não divulgue que foi ele que te disse tal coisa.


. Tenha cuidado para a entrevista não se tornar um diálogo intenso ou um monólogo.

. Procure administrar o tempo.

. Se o entrevistado divagar e fugir do assunto, recoloque-o no roteiro previsto.

Para exemplificar tais dicas, sugerimos o vídeo do CQC, onde o repórter inexperiente entrevista Datena:


Explicação: No vídeo, pode-se perceber que o repórter não sabe conduzir a conversação e deixa o entrevistado solto para tratar de vários assuntos partindo de uma pergunta não muito objetiva. Também, podemos perceber que Datena olha o relógio algumas vezes, como se para chamar a atenção do repórter ao fato de que só tem pouco tempo para a entrevista. Como o entrevistador não presta a devida atenção nesta atitude de Datena, não consegue concluir seus questionamentos.


. Não dê sua opinião, a menos que ela seja solicitada – ocorrendo tal solicitação, opine com modéstia e humildade.

. Faça perguntas no mesmo nível de quem responde – é diferente entrevistar um menino de rua e um professor da UFBA. A linguagem deve se adequar à situação.

. Esgote cada área do assunto antes de passar para outra.

Um comentário:

Joseane disse...

é como diz Sergio Vilas Boas no texto de perfis é necessário alem de prestar atenção do que o entrevistado está falando, prestar a atenção nas informações sensoriais que o entrevistado emite