domingo, 1 de maio de 2011

BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago editorial, 2006.

O Livro "A Vida que Ninguém Vê" de Eliane Brum é um retrato de vida e histórias que são contempladas por um outro ponto de vista. São histórias simples, cotidianas, de pessoas e lugares vistos por uma faceta diferente.

Dentro do Jornalismo diário, ganham destaques as notícias ou histórias que possuem valor notícia, aquilo que é factual, que atrai. Brum consegue, através do seu livro, mostrar que muito do que acontece no dia a dia, no cotidiano, nos aspectos mais simples da vida de uma pessoa, pode sim ser "notícia", pode virar história.

A autora vai além, mostra que contar histórias sobre as pessoas que estão à margem da sociedade e são considerados loucos, podem ser muito interessentes. Na realidade, loucos são aqueles que não se encaixam numa determinada realidade, e muito da escolha desse tema se mostra de modo a criar uma reflexão sobre esse outro lado da vida que muitas pessoas não exergam, é "a vida que ninguém vê".

A partir do livro de Brum, esse lado da "vida que ninguém vê" passa enfim a ser visto. De maneira muito didática e interessante, a autora consegue atrair a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, trata de um assunto que merece um certo destaque na sociedade.

Nenhum comentário: