quarta-feira, 20 de abril de 2011

SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista, Contexto, 2004.

Mostrando a história, evolução e o surgimento do jornalismo de revista, Marilia Scalzo define o que é revista e mostra como ela chegou ao formato atual. Ela diz este formato é um veiculo de comunicação que permite a existência de jornalismo e entretenimento ao mesmo tempo. É nítido como os textos das revistas são totalmentedirecionados ao leitor e permitem até uma certa dose de intimidade, isso fica claro quando, ema dados momentos, o leitor é chamado de "você",daí a autora afirmar que revista é uma “história de amor com oleitor”.

Scalzo deixa claro que oMuitas coisas diferenciam o jornalismo de revista dos outros tipos ,porém o que mais chama atenção é o seu formato, além, é claro, do papel e da peridiocidade
Existem fatos a serem destacados desde o inicio das revistas, em 1663, até os dias atuais, como a primeira revista ilustrada, mostrada em Londres, em 1942, fazendo com que a partir daí todas as revistas trouxessem ilustrações em suas edições. Além disso, houve também o aparecimento das primeiras revistas semanais, em 1923, nos Estados Unidos.

A autora afirma que um meio de comunicação não pode substituir outro, logo ela defende que mesmo com todo o advento tecnológico e com todos os meios vindos depois da revista, mesmo assim ela não será deixada de lado, nem esquecida, apenas se ajustará ao contexto em que está inserida.

As revistas são segmentadas em diversos tipos, passando por idade, gênero, profissões, hobbies, entre muitos outros interesses. Isso fez com que leitor e produção estivessem cada vez mais próximos, fazendo com que esta última ficasse mais próxima entre si, gerando assim matérias com maior qualidade.

A autora finda o livro relembrando sua passagem pela revista Capricho e fazendo uma breve analise desta, falando sobre a evolução da revista, ressaltando como esta conseguiu passar por todas as mudanças advindas com a tecnologia e a fórmula que consagraou a Capricho uma revista de renome dentro da Editora Abril.

Nenhum comentário: