quarta-feira, 20 de abril de 2011

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista/ Marília Scalzo. 2ª Ed. – São Paulo: Contexto, 2004 (Coleção Comunicação)

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista/ Marília Scalzo. 2ª Ed. – São Paulo: Contexto, 2004 (Coleção Comunicação)

Por Paula Morais

Através do relato histórico de como surgiu a revista, a autora, Marília Scalzo, traz em sua obra as características estéticas e como se deu a evolução, deste meio de comunicação, no Brasil e no mundo. O livro ainda diferencia como é fazer jornalismo em revista dos demais veículos de informação, considerando suas principais dificuldades e estratégicas para tal.

Antes de tudo, a autora ressalta que revista não é literatura, porém um meio em que se pode encontrar educação e entretenimento. Por outro lado, o jornal surge como repercussor da ideia política de trazer o esclarecimento através de suas notícias. No entanto, a autora afirma que as revistas também trazem exclusividade aos seus leitores e fazem jornalismo.

Na obra, a autora explica a aproximação que o leitor pode ter com o editor, por conta de se tratar de um grupo específico, o que não acontece na TV ou no jornal impresso, por exemplo. E aponta para o perigo existente, quando a revista se abre para um público expressivo, afinal, este veículo é um meio de comunicação de massa, mas nem tanto.

Scalzo relembra a história de grandes revistas que foram da ascensão à queda, como a brasileira Realidade e a norte-americana Life, vítima do seu próprio sucesso, o custo da sua impressão se elevou ao ponto dos anunciantes preferirem pagar pela propaganda na TV a própria revista. Além de outras que vingam até hoje, como a revista Veja.

A evolução da revista se deu através das grandes ideias apresentadas por seus editores. A exemplo da primeira revista ilustrada, a londrina Illustrated London News, editada até os dias atuais. Ou as revistas que tratam de apenas um assunto, como as voltadas para o mundo feminino, que foram copiadas e vendidas até hoje, a exemplo da Casa Claúdia.

Scalzo aborda no livro as diferenças entre a revista e os outros meios de comunicação, sejam elas na sua segmentação, na interação com o editor-leitor, além da sua forma estética. Há colecionadores que levam e trazem as revistas para lá e para cá, pode escolher a sua preferida, por saber qual o assunto em que cada uma trata. A autora ressalta que as revistas acompanham a tendência do seu tempo, da sua cidade, do seu país. A revista reflete o estilo de vida de um determinado local, tudo isso por conta da publicidade e o mercado consumidor.

O jornalismo feito em revista é analisado pela autora como o propósito de passar a notícia, porém de forma em que exista um atrativo a mais para prender o leitor, seja com imagens ou infográficos. Scalzo explica a diferença entre um jornalista de outros meios de comunicação e o de revista, como a forma da escrita, e o risco da especialização.

A autora explica por fim que para se obter uma revista de qualidade é preciso que o veículo se atualize de acordo com as mudanças que acontecem no mundo. É necessário deixar o leitor à vontade e ao mesmo tempo prender a sua atenção, com imagens, pautas bem definidas, edições atrativas e um bom editorial.

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