quarta-feira, 20 de abril de 2011

SCALZO, Marília. “Jornalismo de revista”. São Paulo: Contexto, 2003.

Em “Jornalismo de Revista”, Marília Scalzo trata dessa modalidade do jornalismo, o de revista, passeando pelo seu significado dentro do campo da comunicação, pela discussão da sua problemática, sua história e o seu modo de produção.

A autora dedica um capítulo do livro em questão para tratar da historicidade do jornalismo de revista, desde seu surgimento até o período atual. Quando realmente foi ganhando destaque entre os leitores, a revista como modelo de leitura se encaixava entre os noticiários ligeiros e objetivos dos jornais e a profundidade dos livros, que eram vistos antigamente como produto de luxo dedicado ao deleite das elites. Tempos depois, as revistas passaram a ser vistas como um espaço aberto, onde diversos assuntos poderiam ser discutidos, provocando a circulação de diferentes informações e definindo-se como uma mistura de entretenimento e informação distribuída para o leitor. Divergindo da visão dos jornais, que eram associados a ideologias específicas, as revistas possuíam um caráter de complemento educacional, tratando de temas ligados à ciência e à cultura. Scalzo descreve o processo de transformação das revistas em um produto, um negócio, a partir do desenvolvimento tecnológico da produção que proporcionou um maior número de anunciantes e a diminuição do seu preço no mercado, facilitando, portanto, o acesso do leitor à publicação.

A autora expõe detalhes que passam despercebidos aos olhos do leitor de revista, discute os principais problemas dessa especialidade do jornalismo, além de citar o surgimento de revistas temáticas, direcionadas a públicos específicos, além do surgimento de modelos básicos de disposição de temas para uma leitura mais fácil.

Outro tema discutido no desenvolvimento do livro é a relação criada entre o jornalista de revista e o seu leitor, que muitas vezes é reconhecida como intimista, onde o jornalista fala diretamente com o seu público criando laços e desenvolvendo neste leitor uma relação quase passional com as publicações onde busca informação e entretenimento. O jornalismo de revista sabe ouvir o leitor e precisa entender e conhecer o seu público e, partindo desse pressuposto, construir uma linguagem e organização próprias que facilitem a leitura para esse leitor específico.

Dentro do livro é retratada a evolução histórica das revistas no Brasil, desde sal chegada ao país junto com a corte portuguesa, passando pelos modelos semanais ilustrados, sucessos editoriais da sua época, o surgimento do jornalismo investigativo até o contexto atual.

Scalzo também retrata os formatos específicos de uma revista, a influência da periodicidade na sua construção e organização da publicação e, como já dito anteriormente, a relação estabelecida entre o leitor e o jornalista, vista como fundamental. É destacada também a importância de uma apuração bem feita para a construção de um bom texto, dos princípios do jornalismo, passeando pela ética e pela responsabilidade social que esse tipo de veículo de informação assume.

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