quarta-feira, 20 de abril de 2011

Resumo - Marília Scalzo

Livro: Jornalismo de Revista (2008)
Autora: Marília Scalzo
Aluna: Nathália M. C. Mattos

O livro “Jornalismo de Revista” aborda o surgimento, a história, a evolução e a maneira como o jornalismo se apresenta nesse veículo impresso de comunicação.

Define “revista” como um veículo de comunicação que permite a coexistência de jornalismo e entretenimento. Além da relação estreita que a revista estabelece com seu leitor, em que confiança, credibilidade, expectativas, erros, acertos, críticas e elogios existem na interação. A revista fornece, ao seu leitor, a sensação de pertencimento à determinados grupos. Revistas exigem matérias confiáveis, que tragam análises, reflexões, ângulos diferenciados e informações completas.

As revistas abrangem os mais diversos assuntos em seu conteúdo: hábitos,modas, personagens, assuntos de um determinado período. Dessa maneira, estão diretamente ligadas à determinado período. Ao longo do século XIX a revista ganhou espaço, virou e ditou moda. Algumas circunstâncias foram fundamentais para esse progresso: o aumento dos índices de escolarização e a existência de população alfabetizada e interessada em ler.

Já os avanços técnicos na indústria gráfica, possibilitaram a melhoria na qualidade dos impressos, o aumento de tiragens e a atração de anunciantes. Um dos fatos, que mais contribuiu para o progresso do gênero, foi o nascimento da primeira revista semanal de notícias, a “Time”, criada por Briton Hadden e Henry Luce, em 1923, nos Estados Unidos.

A autora também trata da diferença das revistas para os outros meios. O primeiro aspecto apresentado é saber ouvir o leitor. Algumas estratégias são utilizadas: pesquisas qualitativas e quantitativas, telefonemas, cartas e e-mails. Na maioria dos casos de publicações bem-sucedidas no mercado, existe sempre algum modo de escutar periodicamente o público. Porém, é preciso continuar surpreendendo o leitor.

Outra diferença da revista para os outros meios é o formato. Seu papel e impressão também garantem uma qualidade de leitura. A periodicidade também interfere no trabalho dos jornalistas envolvidos em sua produção. É sempre necessário buscar notícias exclusivas, explorar novos ângulos, ajustar o foco para aquilo que se deseja saber, entender o leitor de cada publicação.

As revistas tem mercados segmentados por gêneros, idade, localização geográfica, por tema, dentre outras. Além da segmentação da segmentação, que escolhe um grupo menor dentro de outro grupo.

Existem conflitos entre a coexistência de jornalismo e entretenimento, mas, segundo Scalzo, há espaço para as duas coisas, desde que se perceba os limites e possibilidades de cada área, sem misturá-las.

Para tratar da definição do “bom jornalista de revista”, a autora afirma que os grandes princípios que regem o jornalismo são os mesmos que devem ser seguidos pelo profissional que deseja trabalhar em revistas.

Enumera os princípios que devem ser seguidos em qualquer meio jornalístico: apuração dos fatos corretamente, compromisso com a verdade, ouvir todos os lados, mostrar diversos pontos de vista, respeitar aos princípios éticos, ter qualidade de informação e bom texto, e lembrar que não escreve para si mesmo.

Scalzo afirma que uma boa revista tem um bom plano editorial e uma missão definida.

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