quarta-feira, 20 de abril de 2011

SACALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 3. ed., 2ª Reimpressão. 122 p. – São Paulo : Contexto 2009

Diferente dos jornais que tem uma visão massiva de público e uma linguagem padrão, grande parte das revistas são editadas para leitores específicos com um designer, tamanho, periodicidade diferentes, pois mesmo sendo veículos impressos, tem uma forma singular de comunicar. O livro Jornalismo de Revista, de Marília Scalzo, autora referência na área por ter dirigido por 12 anos o Curso Abril de Jornalismo e ter trabalhado em várias empresas do ramo, traz uma gama de informações voltada nessa vertente da comunicação. Com uma leitura simples nas suas 112 páginas, o livro remete a realidade destes periódicos desde o seu histórico a sua prática.

A autora traz assuntos que muitas vezes não são percebidos sobre este meio, como a evolução das revistas no Brasil; argumenta sobre a diferença do jornalismo a tais periódicos em comparação a outros meios; como deve ser o trabalho de um jornalista e como ele deve portar-se com ética nesta área.

O livro informa o quão vasto é o mercado das revistas, pois quando o leitor chega numa banca têm exemplares para cada gosto. Publicações sobre veículos, mulher, sexo, saúde, fofoca, decoração, bordado, infantil, imprensa e uma infinidade de assuntos. Remete também a relação amorosa que o público tem com os periódicos: colecionam, guardam de todas as formas ou saem pelas ruas com uma edição debaixo do braço para mostrarem o que estão lendo.

Scalzo recorre à exemplificação de histórias e situações diversas de revistas famosas do país e do exterior, muitas cujas grandes tiragens não conseguiram sustentar a circulação no mercado pelos altos custos de investimento, como foram os casos da Realidade e da Life. Comenta também sobre os modelos de revistas produzidas no Brasil baseadas em sucessos editoriais de outros países, a exemplo da Cosmopolitan que circula em território brasileiro por Nova ou a Veja que nasceu em 1968 nos moldes da norte americana Time.

As características que podemos encontrar numa revista: um designer ou infográfico diferenciados; o texto que é feito de forma mais criteriosa para um público determinado; visão de mercado, pois os anunciantes investem em determinadas publicações por saber que seu alvo é leitor daquele exemplar; e principalmente imagem, maioria dos periódicos dão valor ao fotojornalismo, mais que os jornais que atualmente começam pegar o gancho do sucesso da fórmula.

Para quem quer aprofundamento no assunto o livro é o ideal, até pela leitura simplificada. O leitor consegue ter uma visão ampla sobre o mercado das revistas tanto no Brasil, quanto no mundo. Ganha um conhecimento de história, de tendência, de atuação relacionada a esse meio de comunicação.

Nenhum comentário: