domingo, 10 de abril de 2011

CAPUTO, Stela Guedes. Sobre entrevistas: teoria, prática e experiências. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. P. 59-68

Stela Caputo chama de notas gerais sobre entrevistas o conjunto de atitudes que um jornalista deve ter ao realizar qualquer entrevista. Embora cada uma delas exija atitudes específicas do profissional, algumas ações são comuns a qualquer entrevista, especialmente àquelas previamente marcadas. É indispensável que além da leitura da pauta seja feita uma pesquisa sobre o entrevistado, pois sem estas informações o jornalista estará despreparado.

Feita essa pesquisa será mais fácil preparar um roteiro contendo os principais pontos e algumas perguntas fundamentais, sem esquecer-se de deixar espaço para novas perguntas que surgirem ao longo da conversa. Muitas vezes jornalistas se prendem às perguntas previamente elaboradas e a boa entrevista dá lugar a um monótono questionário. Por isso, é importante que ocorra um autêntico diálogo, onde entrevistado e entrevistador conversem, atentando para que o jornalista não apareça mais que o entrevistado.

No momento de elaborar as questões, esclareça quais as referências e fontes estão sendo utilizadas e não as use como se fossem ideias suas. A transparência sempre é o melhor caminho para o diálogo e ela deverá estar presente também quando o entrevistado se recusar a responder a uma determinada pergunta. A obrigação do jornalista é de voltar a ela, sem ser inconveniente ou mal-educado.

É comum não saber como se referir ao entrevistado. O mais apropriado é perguntar como ele deseja ser tratado, mas se a dúvida persistir utilize senhor ou senhora.

Para se fazer boas entrevistas, jornalistas devem ter paixão pelo que fazem, é preciso saber ouvir e amar conversar com o outro. Geralmente, o entrevistado também se prepara e é interessante saber se ainda há algo mais que ele queria falar antes de encerrar a entrevista.

Dificilmente você lembrará de todas as palavras ditas durante a conversa, o melhor é gravar, assim a transcrição será mais fiel possível às respostas dadas. O gravador deverá ser testado com antecedência para evitar constrangimentos e frustrações e o entrevistado deverá estar de acordo que a conversa seja gravada - o mesmo serve para fotografias. O bloco de notas também é importante para anotar algum dado importante durante a entrevista e não esquecê-lo na hora da edição, evitando o grave erro de inventar declarações ou publicar dados duvidosos.

Deve-se ter em mente que escolher é excluir. Na edição do texto, organize os blocos por tema para facilitar a leitura e a compreensão. Se o jornalista não entender bem qualquer expressão, deverá conferir antes de publicar.

A escolha do título não é tarefa fácil, portanto selecione uma frase dita pelo entrevistado que resuma o conteúdo da entrevista e o coloque como título. Da mesma forma, o olho poderá ser uma boa frase que ajude a destacar o pensamento do entrevistado.

Nenhum comentário: