quarta-feira, 13 de abril de 2011

PEREIRA Junior, Luiz Costa. A apuração da notícia : métodos de investigação na imprensa. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2006. P.67-91.

Este resumo trata do livro “A apuração da notícia: Métodos de investigação na imprensa”, de Luiz Costa Pereira Junior. O assunto discutido é retirado mais precisamente dos capítulos 3 e 4. O autor inicia citando o ocorrido em 11 de Setembro, nos EUA, enfatizando a maneira como os veículos de comunicação lidaram com o grande fluxo de informações desordenadas e como os rumores facilmente se tornaram fatos na tentativa de manter o público sempre informado.

Pereira Jr segue afirmando que a notícia é construída através da verificação, sobre o alicerce da procura de informações e que o ato de noticiar é selecionar fatos para organizar um sentindo e reduzir incertezas. Um dos desafios do repórter é procurar certezas em situações incertas. Ainda cita Ricardo Noblat, em A arte de fazer um jornal diário quando ele afirma que o jornalista dever apurar cada contradição entre as fontes disponíveis até que estas sejam descartadas e reste apenas um relato confiável.

O autor define que a conduta do jornalista deve ser baseada na busca incessante pela verdade, mas sem deixar de considerar evidências contrárias ou a pluralidade das versões possíveis. O que se faz necessário diante dessa conduta é a honestidade na apuração, o rigor na verificação, a desconfiança diante de toda fonte de informação.

O próximo ponto discutido é a inexistência de um método geral de verificação e comprovação da veracidade das informações recebidas, citando Bill Kovach e Tom Rosenstiel em Os elementos do jornalismo, quando afirmam a falta de consenso profissional quanto a critérios de checagem de informações. Isso é confirmado até mesmo pelo próprio cotidiano dos jornalistas, alimentado por realidades nem sempre verificáveis, constatações duvidosas, fatos sem testemunho etc. Por todas as dificuldades encontradas na sua realização, como a falta de tempo, o número reduzidos de funcionários em uma redação para apuração de um grande número de informações, o acesso fácil a dados sem investigações etc, é compreensível que o ato de investigar seja um saber acumulado empiricamente.

Pereira Junior afirma também que a apuração de informações implica uma determinada sequência de procedimentos. O passo importante é o planejamento da apuração que é demonstrado utilizando um resumo feito por Daniel Samper, em 1991, que inclui a Elaboração de Pauta (pista inicial + sondagem inicial + preparação da pauta), Pré-produção (análise das fontes + sequência de abordagem), Produção (confrontação de informações + Checagem) e Pós-produção.

Nenhum comentário: