segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sobre entrevista, prática, teoria, experência. Caputo, Stela Guedes

Nesta parte do livro, a autora enumera ações e préticas para realização de um a entrevista. Questões que considera fundamentais para um jornalista em começo de carreira ou estudantes de jornalismo, iniciarem a prática de entrevistas, " Listarei aqueles que considero fundamentais, inclusive os que podem parecer bobinhos, mas que causam grandes transtornos se esquecido". (Caputo, Stela Guedes).


Resumo das notas sobre entrevistas (ou 15 coisas que não podemos esquecer quando entrevistamos)




1. Pergunte primeiro se pode... Gravar ou fotografar. Explica o que é a entrevista e para onde é, seja quem for à primeira pergunta é: " Posso grava"? Porque, talvez o entrevistado queira falr alguma coisa e não quer que seja publicado. " Se não quiser ser identificado, nem fotografado, perguntamos por que e respeitamos."




2. Esteja informado sobre o entrevsitado Em geral, ao passar uma pauta, o editor costuma também fornecer algumas informações sobre o assunto. Quanto a isto o jornalista pode cometer dois erros, desprezar as informações passadas pelo editor ou não achar tempo de ler as informações. Assim, o ideal é ler as informações que o editor passar e buscar ainda outras (a internet ajuda muito).




3. Faça um roteiro O ideal é que antes das entrevistas o jornalista prepare um roteiro com algumas perguntas que julge fundamentais.




4. 1, 2, 2 testando... Então, mesmo que você tenha anos de profissão, verifique seu material antes da entrevista. Cheque tudo antes. Veja se têm pilha e fita no gravador, as pilhas não estão gastas, se o aparelho está funcionando(sempre desconfie da tecnologia).




5. Na dúvida, senhor ou senhora Talvez, o mais seguro para evitar qualquer tipo de gafe seja perguntar logo de cara como o entrevistado ou entrevistada prefere ser tratado, se a dúvida persistir use senhor ou senhora.




6. Ouça de verdade Na verdade, o que precisa acontecer é uma autêntica conversa, um diálogo autêntico. Muitos jornalistas se prendem às perguntas que prepararam e não ouvem a resposta do entrevistado porque estão ansiosos por fazer a outra pergunta.




8. Reconheça o limite Em uma entrevista, o jornalista deve mesmo buscar conseguir informações relevantes. Sem isso, óbvio, não há matéria e, em muitos casos, a entrevista perde seu sentido. No entanto, se o entrevistado se recusar a responder a uma determinada questão temos obrigação de voltar a ela. O que não podemos esquecer é que há um limite nesse jogo e nçao devemos quebrá - lo.




9. Desconfie da memória Use o gravador. Ele ajuda a ouvir o mais fielmente possível o que o entrevistado disse. Além disso, em caso de entrevistados polêmicos o pequeno aparelho nos auxilia a provar que as informações que publicamos são verdadeiras. O importante é anotar e não ter vergonha de perguntar outra vez toda informação que julgamos necessária.




15. Escolha os temas e edite Em geral, quando escolhemos uma coisa, excluimos outra, ou muitas outras. O estudante de jornalismo e o jornalista no início da profissão aprendem a fazer isso logo. "O coração pode doer, as lágrimas podem cair, mas é preciso aprender a cortar. A edição, em suas linguagens, é a arte de cortar bem".




15.2. Eleja o título e olhos " Feliz do jornalista que sabe fazer um bom título. Nas minhas entrevistas prefiro escolher uma boa frase dita pelo entrevistado e erguê - la à condição de título, entre aspas. Ainda assim ná é fácil". Da mesma forma olho. Olho é sempre uma boa frase dita pelo entrevistador que queremos destacar além do título.




15.3. Revise e publique Na hora de transcrever e editar aparece inúmeros problemas. O mais comum é jornalista ter dúvida a respeito de uma palavra dita pelo entrevistado, ligue para o entrevistado e confira. a edição é o momento em que o jornalista tece, pinta, esculpe, é realmente um momento de arte. Aproveite esse momento, faça - o com prazer. Fabiana Guia

Nenhum comentário: