segunda-feira, 11 de abril de 2011

Resumo: Sobre entrevistas de Stela Guedes Caputo

Entre as páginas 59 à 68, observa-se, um manual muito interessante e importante para nós focas que estamos iniciando na profissão de jornalista. Um passo a passo indispensável que facilitará muito nos trabalhos que iremos desenvolver.

Caputo na primeira dica, nos chama a atenção para o que chamo de ética jornalística, ou seja, precisamos nos certificar que o entrevistado autoriza uma possível gravação de aúdio, e se for o caso fotografar, além de explicar para o entrevistado, do que se trata o trabalho. Caputo explica ainda que essas recomendações devem ser seguidas em casos de entrevistas marcadas.

Outra dica fudndamental, é deixar o "achismo" de lado, e se irfomar o máximo possível sobre o entrevistado. Toda e qualquer informação é válida, para que a entrevista flua sem contratempos.O próximo passo é fazer um roteiro com as perguntas mais importates, mas o roteito deve ser apenas um elemento a mais para que tudo corra bem na entrevista. O jornalista não deve se prender muito ao roteiro, se não a entrevista se desdobrará de forma totalmente robótica. Testar o gravador, certificar-se de que todo o material está em dias é muito importante.

Ouvir é fundamental para para que a entrevista seja autêntica, além de permitir ao entrevistado que ele apresente suas ideias com clareza.

As fontes e referências com as quais construímos nossas entrevistas são importantíssimas.

Devemos respeitar o direto do entrevistado de se recusar a responder a alguma pergunta, mas assim que possível é preciso que o jornalista, de forma sútil tente "tocar' no assunto novamente.

Não invertar declarações também é outra dica de Caputo, por isso seja organizado sempre. A paixão pelo trabalho jornalístico faz toda a diferença.

Depois de entrevistar, ecolher temas, editar,intitular, é imprescindível revisar todos os dados e só assim publicar.

Cinthia Dias

Nenhum comentário: